O processo de importação não é um bicho de sete cabeças, mas alguns fatores são valiosos para que tudo corra da maneira esperada para todos os envolvidos no processo.
Contar com profissionais especializados é um desses fatores! E entre eles, podemos citar um que tem grande importância: o despachante aduaneiro.
Hoje vamos falar um pouco sobre o seu papel na importação e esclarecer algumas dúvidas.
Mas afinal, o que faz um despachante aduaneiro?
De forma resumida, o despachante é o profissional responsável por realizar os trâmites legais e burocráticos que envolvem a entrada de produtos estrangeiros no país.
A sua relevância é tanta que há um dia para homenageá-lo anualmente: 25 de abril.
O dia do Despachante Aduaneiro
O Dia do Despachante Aduaneiro começou a ser comemorado no Brasil em 2006, após uma resolução da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros, que oficializou a data.
Mas a profissão é muito mais antiga! Os despachantes atuam desde 1850, quando o imperador D. Pedro II promulgou o Primeiro Código Comercial, citando os caixeiros que, na época, eram os responsáveis pelo despacho das mercadorias.
Nesses mais de 170 anos de história, esses profissionais vêm exercendo um papel importante para o mercado de importação de mercadorias, contribuindo para a economia do País.
Como a atuação de um despachante contribui para a importação?
Um profissional qualificado pode trazer inúmeros benefícios para o processo, tais como:
- Otimização de custos: o despachante pode ajudar a evitar multas e pagamentos indevidos de impostos.
- Agilidade no processo: o profissional conhece bem os trâmites burocráticos e pode acelerar a liberação dos produtos, evitando atrasos na entrega.
Ou seja, o despachante aduaneiro é um profissional importante para garantir que todos os trâmites sejam cumpridos com agilidade, somando ao sucesso na importação de produtos estrangeiros.
Despacho aduaneiro seguro: como garantir um processo mais tranquilo para o seu negócio?
Além do despachante, contar com uma empresa séria com profissionais qualificados para exercerem as atividades de comércio exterior contribui para que todas as exigências legais sejam cumpridas, evitando problemas com órgãos reguladores e fiscalizadores.
A Link Comercial, trabalha com uma equipe capacitada para cuidar de todo seu processo de importação. Vale reforçar que todas as negociações feitas pela nossa equipe respeitam as normas legais brasileiras.
Dentro do nosso negócio valorizamos a qualidade, a transparência e os custos competitivos.
Importe com quem se importa!
🚢São 19 anos de mercado, trabalhando para atender a clientes dos mais variados segmentos nos processos de importação.
Nossa equipe especializada está pronta para avaliar a melhor opção para seu negócio, atuando em conformidade com as normas da ANVISA, MAPA, DFPC, INMETRO, DECEX, ANP.
CLIQUE AQUI e solicite um orçamento de importação.
E para finalizar, vale lembrar que você acompanha as principais novidades sobre comércio exterior no blog da Link Comercial. Não deixe de seguir também as nossas redes sociais.