5 dicas para economizar ao importar

dicas para economizar ao importar

Quem trabalha com importação sabe o quanto o custo pode ter impacto no seu negócio. Muitas vezes, alguns fatores macro econômicos, como cotação do dólar, conflitos ou até mesmo crises internacionais podem afetar o valor dos produtos ou insumos importados. 

Além disso, a demanda e a oferta de determinados produtos também pode causar algum tipo de variação no valor investido.

É por isso que quem atua no comércio exterior precisa, acima de tudo, entender e buscar maneiras de reduzir custos na hora de importar. Com uma visão sobre o cenário que se apresenta, é possível:

  • diminuir gastos, 
  • aumentar a competitividade, e 
  • alavancar o seu negócio. 

Então, confira algumas dicas valiosas para otimizar custos na importação!

5 dicas para economizar ao importar

1. Pesquise sobre os benefícios fiscais: Você deve se informar e compreender os benefícios fiscais oferecidos pelo país de destino. Alguns países possuem regimes especiais de tributação, isenções fiscais ou acordos comerciais que podem reduzir os impostos e tarifas sobre determinadas categorias de produtos. 

🚨Fique atento: Leis e regulamentações vigentes nos países envolvidos nos trâmites de importação podem gerar benefícios e fazer com que você ecnomize.

2. Negocie o valor das mercadorias ou insumos: A negociação com o fornecedor estrangeiro é importante para obter preços competitivos na hora de importar. Buscar acordos favoráveis em relação ao valor das mercadorias ou insumos pode ter um impacto significativo nos seus custos. 

💡Dica de ouro: Demonstre interesse em estabelecer uma relação comercial duradoura e tente viabilizar maiores quantidades de produtos e insumos em uma mesma compra, para obter melhores condições.

3. Aposte no desembaraço aduaneiro em zona secundária: Normalmente, os portos e aeroportos principais têm procedimentos alfandegários mais complexos, o que geram custos mais altos. Optar por desembarcar sua carga em portos ou aeroportos menores, – as chamadas zonas secundárias -, pode reduzir taxas e agilizar o processo de liberação alfandegária.

4. Automatize processos: Sim, a automação é um caminho viável para gerar eficiência e reduzir de custos. Mas como fazer isso? Você pode implantar, em sua empresa, sistemas de gerenciamento de pedidos, rastreamento de remessas e faturamento automatizado. Além disso, a automação pode ajudar a evitar erros comuns no processo, minimizando também o risco de taxas extras, multas ou atrasos.

5. Contrate uma trading especializada em importação: A trading é a escolha ideal se o seu negócio ainda não tem experiência em comércio exterior ou se quer buscar uma empresa que possa ajudar em todos os ítens que já comentamos aqui em cima. 

Mas você sabe o que faz uma empresa de importação?

As tradings são empresas que atuam como intermediárias entre o seu negócio e o fornecedor estrangeiro, cuidando de todos os aspectos logísticos, alfandegários e de documentação

Você conta com conhecimento e experiência para lidar com os desafios da importação, podendo encontrar soluções mais econômicas e eficientes para o seu negócio.

🚢A Link Comercial tem o conhecimento, a capacidade e uma equipe qualificada para oferecer o que há de melhor no processo de comércio exterior.

Com quase 20 anos de mercado, contamos com uma equipe especializada pronta para avaliar a melhor opção para seu negócio, atuando em conformidade com as normas da ANVISA, MAPA, DFPC, INMETRO, DECEX, ANP.

Quer fazer agora o seu orçamento para importar com o melhor custo/benefício?CLIQUE AQUI e entre em contato com a nossa equipe.

Para se manter atualizado sobre as principais novidades sobre comércio exterior, acesse o blog da Link Comercial e siga as nossas redes sociais

Para se manter por dentro das principais novidades sobre comércio exterior, leia o blog da Link Comercial e siga conectado às nossas redes sociais