O ano voou e o segundo semestre chegou recheado de datas comemorativas importantes para o comércio. Uma das principais delas é a Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro e reúne as melhores promoções do ano.
Black Friday: entenda a sua origem
A Black Friday é uma ação promocional que surgiu nos Estados Unidos e se consolidou no Brasil a partir de 2010.
Não se sabe ao certo onde surgiu o termo Black Friday e porque ele foi utilizado para se referir ao dia de promoções que acontece após o Dia de Ação de Graças norte-americado.
No entanto, há algumas teorias que tratam da origem do termo ainda no século XIX e de sua possível associação com a liquidação de produtos na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças.
Atualmente, a Black Friday é realizada por lojistas com o intuito de aquecer o consumo e a venda de mercadorias. Nessa ação, veiculam-se anúncios de grandes promoções.
Oportunidade de negócios na Black Friday
Na busca para um segundo semestre de sucesso, a Black Friday se destaca como um dos marcos mais importantes para os negócios.
É por isso que uma estratégia de importação planejada com antecedência pode ser a chave para maximizar os lucros durante esse período, aquecendo o mercado também para as vendas de final de ano.
Nesse cenário, importar com antecedência é um diferencial para o seu negócio.
8 motivos para importar com antecedência
1. Black Friday e a importância do planejamento comercial: Junto com as oportunidades de vendas, as empresas também enfrentam desafios logísticos durante esse período. Então, planejar-se com antecedência é crucial para qualquer negócio.
2. Evitar atrasos e “gargalos” logísticos: Imagine que na Black Friday a grande maioria das empresas também estará criando promoções e se planejando para vender. Então evitar atrasos e problemas na entrega dos produtos ou insumos é um diferencial para quem vai realizar ações nessa data.
3. Aproveitar promoções e garanta seu estoque: Quem importa com antecedência também pode buscar melhores negociações de custo de frete para garantir seu produto ou insumo importado.
4. Garantir os melhores produtos e insumos: Sim, quem se planeja encontra os melhores produtos e insumos, disponibilizando mais variedade para o público-alvo.
5. Buscar parcerias estratégicas com fornecedores: Quem se planeja, consegue firmar relações sólidas com fornecedores, contribuindo para a eficiência da importação e garantir produtos de qualidade.
6. Garantir entregas no prazo: Com o apoio de uma empresa importadora, você consegue contar com um serviço de gestão logística durante a importação, minimizando riscos de atrasos e problemas de entrega.
7. Gerenciar o estoque, evitando excesso e escassez: Sim, estoque de mais ou de menos também pode ser um problema enfrentado. Por isso o planejamento da Black Friday pode garantir que o seu negócio consiga vender mais e, consequentemente, ter um balanço no estoque dos produtos.
8. Criar estratégias de marketing e vendas: Sim, ações promocionais dependem de planejamento. Quem importa com antecedência consegue planejar a sua divulgação, incluir imagens no seu site ou e-commerce e divulgar de forma mais efetiva as suas promoções.
Como podemos ver, uma preparação cuidadosa para a Black Friday pode fazer toda a diferença no sucesso ou fracasso da sua estratégia de vendas.
Durante esse período movimentado é essencial adotar uma abordagem estratégica e planejada, para que a sua empresa esteja preparada para enfrentar os desafios e colher as recompensas dessa ocasião comercial que pode fazer toda a diferença para os seus resultados do ano.
Na Link Comercial você encontra uma equipe técnica experiente na importação de produtos junto à órgãos como a ANVISA, MAPA, DFPC, INMETRO, DECEX, ANP, entre outros.
Garanta a segurança e os prazos que a sua empresa precisa no processo de importação.
CLIQUE AQUI e faça contato com a nossa equipe agora.
Fique por dentro das últimas notícias sobre comércio exterior no Brasil e no mundo pelo blog da Link Comercial e pelas nossas redes sociais.