Descubra como o fim de ano afeta importações e exportações

Descubra como o fim de ano afeta importações e exportações

É como o título daquele filme: tudo em todo lugar ao mesmo tempo. O fim de ano é um caso à parte para o comércio exterior! Muitos movimentos intensos acontecem em épocas próximas, como Black Friday, Natal e o Ano Novo Chinês, quando a China para. 

Pois é, é preciso estar bem adiantado e preparado, tanto para suprir os movimentos de intensa demanda de exportação quanto para estar adiantado com as importações visando a semana de pausa da China durante seu próprio Ano Novo, que costuma acontecer entre janeiro e fevereiro da cada ano.

Fatores que podem afetar importações e exportações no fim de ano

Então vamos direto ao ponto: existem 5 principais fatores que podem afetar as importações e exportações brasileiras no fim do ano de 2023 e início de 2024, tanto negativa quanto positivamente.

1. Logística Complexa

Com a alta demanda tanto de exportações quanto de importações, é natural que a logística seja um pouco mais complexa. Isso envolve a negociação de fretes, a contratação de seguros, o transporte rodoviário, aéreo ou marítimo, os trâmites alfandegários e o desembaraço aduaneiro nas operações do comércio exterior em época de fim de ano. Além disso, há o risco de atrasos, extravios, danos ou perdas de mercadorias, que podem comprometer os prazos e os custos das operações.

2. Legislação Aduaneira

A legislação aduaneira brasileira é também um tanto quanto complexa. Exige o cumprimento de diversas normas, procedimentos e tributos nas operações de importação e exportação. É preciso estar muito atento às atualizações e às mudanças na legislação, que podem ocorrer a qualquer momento, para evitar multas, penalidades ou entraves nas operações de importação e exportação no fim de ano. Mas não para por aí: é preciso também considerar as legislações dos países de origem e de destino das mercadorias, que podem ter diferentes exigências, restrições ou benefícios.

3. Cenário econômico 

A economia brasileira está se recuperando da crise dos últimos anos, mas ainda enfrenta desafios como a inflação, a taxa de juros, o câmbio, a produção industrial, o nível de emprego e as contas externas. É, não são poucos desafios. Porém, com a sensação positiva da recuperação também se fortalece na população o desejo de adquirir bens de consumo, o que aquece o mercado de importação no final de ano. 

4. Exportações brasileiras em 37 novos mercados 

A onda positiva também vem para as exportações brasileiras. O Brasil abriu nada menos do que 37 novos mercados externos para produtos agropecuários, o que sugere um movimento intenso da exportação para o agronegócio já no fim do ano de 2023. Isso demonstra o reconhecimento internacional em relação à qualidade e controle sanitário dos produtos brasileiros.

5. Grandes players de olho no Brasil

E voltando às importações, a Black Friday e festas de fim de ano são favorecidas agora pela atuação dos grandes conglomerados internacionais. Diversas empresas de e-commerce têm favorecido a logística de distribuição de produtos importados no Brasil como Shopee, Aliexpress, Wish e Shein. Essa integração entre as empresas garante estoque suficiente para abastecer o consumo de fim de ano, apesar de toda a complexidade logística.

💡O comércio exterior nacional é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Porém, em especial em época de fim de ano, é uma atividade complexa e desafiadora que envolve diversas variáveis.

Aqui na Link Comercial estamos preparados para buscar as melhores rotas do comércio exterior para seu negócio durante todo ano, seja exportação e importação, com oportunidades únicas e personalizadas para sua empresa.

Vamos entregar os melhores resultados para você! Conte com uma nossa equipe de alta performance em comércio exterior.
CLIQUE AQUI e entre em contato.

Fique atento às últimas novidades sobre importação com o nosso blog e pelas nossas redes sociais

LinkedIn
Facebook
Instagram