Ano Novo Chinês: o que é, como afeta a logística e como se preparar

Ano Novo Chinês: o que é, como afeta a logística e como se preparar

Quando se fala de Ano Novo, logo vem a imagem de pessoas vestidas de branco, abrindo champanhe e pulando sete ondinhas na praia. Ok, no Brasil é assim.  Mas existem vários “anos novos” diferentes . E o Ano Novo Chinês é muito singular, a começar pela quantidade de dias que seu povo pausa todas as suas atividades: 7 dias! E, sim, isso inclui a parada de fábricas e empresas, o que afeta a logística e comércio exterior.

Precisamos estar muito atentos para, a cada ano, adiantar nossas negociações e cargas que precisam ser despachadas antes da paralisação. Mas o Ano Novo Chinês é, de fato, uma das festas mais importantes do mundo.

Vamos te explicar o que é o Ano Novo Chinês, como ele afeta a logística e o comércio exterior, e como se preparar para evitar problemas e prejuízos.

O que é o Ano Novo Chinês?

O Ano Novo Chinês, também chamado de Festival da Primavera, é a celebração mais importante da cultura chinesa. Ele segue um calendário lunar, que se baseia nos ciclos da Lua, e não no movimento da Terra ao redor do Sol como nós seguimos aqui no Brasil. 

Por isso, ele não tem uma data fixa, mas geralmente ocorre entre janeiro e fevereiro. O Ano Novo Chinês tem várias tradições:

  • Limpar a casa para eliminar o azar do ano anterior e atrair boa sorte para o novo ano;
  • Usar roupas vermelhas, que simbolizam felicidade, prosperidade e vitalidade;
  • Soltar fogos de artifício para afastar os maus espíritos e iluminar o caminho para o novo ano;
  • Fazer oferendas aos ancestrais e aos deuses, para expressar gratidão e respeito;
  • Dar envelopes vermelhos com dinheiro aos familiares e amigos, especialmente às crianças, para desejar-lhes sorte e fortuna;
  • Assistir a desfiles e performances de danças do dragão e do leão, que são animais sagrados na cultura chinesa e que trazem energia positiva e proteção.

Cada ano no calendário chinês é associado a um dos 12 animais do zodíaco chinês, que representam diferentes características e personalidades. Em 2024, o animal que representará o ano será o Dragão, o 5º signo no ciclo de 12 animais. O dragão simboliza a força, a coragem, a prosperidade e a sorte.

Como o Ano Novo Chinês afeta a logística e o comércio exterior?

A China é o maior produtor e exportador de bens de consumo do mundo, fornecendo produtos para diversos setores e mercados. Aqui nós do Brasil somos um de seus principais parceiros no comércio exterior, por isso precisamos estar atentos às mudanças que o Ano Novo Chinês provoca na logística e no comércio exterior

Durante o Ano Novo Chinês, quase todas as fábricas e fabricantes na China fecham suas portas, os portos reduzem as atividades e os trabalhadores viajam para as cidades natais para passar o feriado com a família. 

Isso significa que a produção, o transporte e a entrega de mercadorias sofrem atrasos significativos e interrupções. Aqui trazemos em detalhes alguns dos principais impactos do Ano Novo Chinês na logística e no comércio exterior:

1. Impacto na produção

Apesar do feriado oficial durar 7 dias, o Ano Novo Chinês interrompe a produção na China por cerca de um mês. As fábricas param antes e depois do feriado, pois os trabalhadores viajam para longe. Isso afeta a disponibilidade, a qualidade e o preço dos produtos.

2. Impacto nos Portos

Os portos na China sofrem com falta de pessoal e operações reduzidas nessa época, prejudicando o transporte de mercadorias. Os portos ficam lotados, as cargas ficam paradas e os transportes são muitas vezes atrasados e cancelados.

3. Impacto na cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos precisa de eficiência e sincronização. Mas no Ano Novo Chinês ela fica vulnerável à paralisação da produção e do transporte na China. Isso pode causar rupturas, atrasos, perdas e danos nas mercadorias. A cadeia de suprimentos fica mais complexa e incerta, o que pode gerar prejuízos para sua empresa.

O que fazer para se preparar para o Ano Novo Chinês?

Com todos os desafios que o Ano Novo Chinês traz para a logística e o comércio exterior, sua empresa precisa se preparar com antecedência e tomar medidas para evitar problemas e prejuízos. Aqui vão 5 dicas para se preparar para o Ano Novo Chinês:

1. Planeje seu estoque

Faça uma previsão da demanda dos seus produtos e garanta que você tenha estoque suficiente para atender seus clientes durante o Ano Novo Chinês. Lembre-se: a produção na China pode demorar até um mês para voltar ao normal, então é melhor se antecipar e fazer seus pedidos com pelo menos 2 meses de antecedência.

2. Negocie com seus fornecedores

Entre em contato com seus fornecedores na China e confirme as datas de entrega dos seus produtos. Negocie os melhores prazos e condições possíveis, e esteja preparado para possíveis imprevistos e atrasos. Mantenha uma comunicação constante e acompanhe o status dos seus pedidos.

3. Diversifique os fornecedores

Uma forma de reduzir a dependência da China e minimizar os riscos de ruptura na sua cadeia de suprimentos é diversificar seus fornecedores. Procure outras fontes de produtos, seja em outros países ou no mercado brasileiro, e avalie a qualidade, o preço e o prazo de entrega. Assim, você terá mais opções e flexibilidade para atender seus clientes.

4. Informe seus clientes

Comunique aos seus clientes sobre os possíveis impactos do Ano Novo Chinês na entrega dos seus produtos. Seja honesto e transparente sobre os prazos e as condições de entrega, e ofereça alternativas e soluções para eventuais problemas. Assim você mantém seus clientes satisfeitos e fidelizados, evitando reclamações e cancelamentos.

5. Conte com a Link Comercial

O Ano Novo Chinês traz também oportunidades para a logística e o comércio exterior, mas elas exigem planejamento. Se você deseja aproveitar essas oportunidades e manter a continuidade normal de seus negócios sem dor de cabeça, conte com uma equipe competente cuidando das suas exportações e importações.

Aqui na Link Comercial estamos preparados para buscar as melhores opções para sua carga, com toda expertise no comércio exterior para você ter a segurança de que seus negócios vão continuar de vento em popa! 

Vamos entregar os melhores resultados para você! Conte com a nossa equipe de alta performance em importação.
CLIQUE AQUI e entre em contato.

Fique atento às últimas novidades sobre importação com o nosso blog e pelas nossas redes sociais

LinkenIn
Facebook
Instagram