Os Incoterms (de International Commercial Terms, ou seja, Termos Comerciais Internacionais na tradução para o português) são normas padronizadas que definem as responsabilidades de compradores e vendedores de países diferentes.
O objetivo dos Incoterms é guiar todos os envolvidos pelas mesmas diretrizes e, com isso, evitar problemas legais e agregar segurança, simplicidade e agilidade nos processos de importação e exportação de produtos.
Entenda como funcionam os Incoterms e o que eles têm a ver com seu negócio.
Como surgiram os Incoterms?
Os Incoterms foram criados em 1936, pela Câmara Internacional do Comércio (CCI), e são atualizados periodicamente. Assim, espera-se que as regras estejam sempre alinhadas às mudanças no comércio global. A versão mais atual entrou em vigor em 2020.
Quais os tipos de Incoterms?
Há 11 Incoterms vigentes, classificados em quatro grupos:
Grupo E
Essa categoria incluiu o termo EXW (Ex Works), que pode ser usado para transporte multimodal (terrestre, marítimo e aéreo). O vendedor entrega a mercadoria no local determinado e o comprador assume todos os custos (inclusive despacho) e riscos do transporte a partir desse ponto.
Grupo F
FCA (Free Carrier): o vendedor entrega a mercadoria ao transportador indicado pelo comprador no local acordado. Todas as despesas e riscos a partir desse ponto passam a ser do comprador. É do tipo multimodal.
FAS (Free Alongside Ship): a entrega é finalizada quando o vendedor coloca a mercadoria ao lado do navio no porto de embarque pré-determinado. O comprador, então, assume despesas e riscos de transporte a partir desse ponto. Apenas transporte aquaviário.
FOB (Free On Board): o vendedor entrega a mercadoria a bordo do navio no porto de embarque designado e é responsável pelos custos e riscos até esse ponto. Apenas transporte aquaviário.
Grupo C
CFR (Cost and Freight): o vendedor entrega a mercadoria a bordo do navio no porto de embarque designado. É ele quem paga os custos e riscos do transporte marítimo até o porto de destino. Apenas transporte aquaviário.
CIF (Cost Insurance and Freight): o vendedor também é responsável por providenciar seguro marítimo contra o risco de perda ou dano da mercadoria durante o transporte até o porto de destino designado. Apenas transporte aquaviário.
CPT (Carriage Paid To): o vendedor entrega a mercadoria ao transportador designado pelo comprador em um local designado. O vendedor paga os custos e riscos até o ponto em que a mercadoria é entregue ao transportador. É do tipo multimodal.
CIP (Carriage and Insurance Paid To): o vendedor também é responsável por providenciar seguro contra o risco de perda ou dano da mercadoria durante o transporte até o ponto de entrega ao transportador. É do tipo multimodal.
Grupo D (multimodal)
DAP (Delivered At Place): o vendedor entrega a mercadoria no local de destino acordado, sem descarregá-la, e assume despesas e riscos até este ponto, com exceção dos custos de importação (direitos aduaneiros, impostos e taxas).
DPU (Delivered at Place Unloaded): o vendedor é responsável por entregar e descarregar a mercadoria completa no local designado, assumindo todos os custos e riscos até este momento.
DDP (Delivered Duty Paid): o vendedor é responsável por entregar a mercadoria completa e desembaraçada para importação no local de destino designado. Ele assume despesas e riscos até a entrega no local designado, incluindo custos de importação.
Quais os erros mais comuns no uso dos Incoterms?
Embora muito conhecidos, os Incoterms podem ainda gerar dúvidas e levar a equívocos em uma negociação.
Entre os erros mais frequentes estão:
- Interpretação incorreta das responsabilidades e obrigações;
- Falta de exatidão ao determinar locais de origem e destino;
- Custos incorretamente assumidos ou incorretamente calculados;
- Obrigações legais não consideradas ou não cumpridas;
- Requisitos de seguro não verificados.
Contudo, para evitar problemas na aplicação dos Incoterms, nossa equipe de especialistas está disponível para garantir uma experiência tranquila em suas operações de importação e exportação, lhe ajudando a tomar a melhor decisão a partir de suas necessidades.
Entregamos os melhores resultados para você!
Conte com a nossa equipe de alta performance.
CLIQUE AQUI e entre em contato.
Para conferir as últimas notícias sobre importação no Brasil e no mundo leia o nosso blog e siga as nossas redes sociais.