Glossário para importar Parte II: Termos que você precisa conhecer!

Glossário para importar :Termos que você precisa conhecer!

Nós já falamos por aqui sobre alguns termos essenciais para quem atua com o processo de importação.

CLIQUE AQUI e leia a parte I do nosso Glossário sobre Importação.

Hoje trouxemos mais termos que são importantes para o processo de importação e que você precisa conhecer. 

Vale lembrar: Esse material é útil para quem trabalha com operações desse tipo, e pode ajudar a compreender melhor as documentações e etapas do processo.


Glossário para importar Parte II: Termos que você precisa conhecer!

1. Ad valorem: refere-se ao seguro incidente sobre alguns tipos de tarifas alfandegárias ou frete e é cobrado de forma proporcional ao valor descrito na nota fiscal. O percentual incide sobre o valor FOB da mercadoria de forma complementar ao frete básico. Ocorre com mais frequência em processos que envolvem mercadorias de alto valor, como metais e pedras preciosas.

Quer aprofundar seu conhecimento sobre Ad valorem? Leia mais no artigo exclusivo.

2. Demurrage ou Sobre-estadia: é uma multa determinada em contrato que deve ser paga para o contratante de um navio se for ultrapassado o tempo determinadi nos portos de descarga ou embarque. 

3. Embarcador/ Shipper ou Consignante: é o beneficiário da operação realizada, que costuma ser o exportador (vendedor dos produtos). Também pode ser um terceiro, caso não haja disposição em contrário no crédito.

4. Force majeure: identifica casos de força maior e prevê a isenção de cumprir o contrato em caso de problemas e controle dos transportadores. Podemos citar, entre os imprevistos inundações, terremotos e até mesmo guerras.

5. Forwarder (freight forwarder) ou Agente de cargas internacional: é o responsável pelo despacho de embarques de exportadores mediante pagamento. Também é responsável por elaborar o documento de armazenagem, reserva de espaço, declarações, atracação, contratação de seguros e câmbio.

6. Incoterms: são termos internacionais padronizados implementados pela Câmara de Comércio Internacional, que consistem em 11 siglas reconhecidas no mundo todo. Servem para facilitar a comunicação e indicar as responsabilidades de cada uma das partes, além das condições contratuais. São essenciais para determinar pagamento de seguro, frete, despesas portuárias, entre outros.

7. Licenciamento de importação (LI): é um certificado emitido pelo país de destino para controlar a importação e garantir que as mercadorias sejam vistoriadas e inspecionadas. Os produtos e/ou matérias-primas também devem passar por uma verificação de qualidade, quantidade, volume, fitossanitária e outros controles previstos em lei.

8. Ova de container: significa que o carregamento de um container está sendo feito. 

9. Remessa expressa: é um documento ou encomenda internacional transportada por avião. Deve ser realizada por empresa courier de entregas rápidas.

10. Freight collect: sinaliza quando o frete está a cobrar e pode ser pago a qualquer momento. Isso acontece no destino.

11. Freight prepaid: sinaliza quando o frete foi pago de forma prévia e está relacionado à origem, ou seja, ao embarque dos itens.

12. Less than container load (LCL): sinaliza que o container não está totalmente completo, ou seja, existe carga solta.

13. Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM): refere-se aos termos utilizados nos países que fazem parte do Mercosul para obter alíquotas de imposto de importação e outras facilidades. Isso gera mais facilidade na comercialização, análise e  comparação das estatísticas de diferentes países. 

14. Capatazia: refere-se ao serviço prestado por profissionais autônomos para movimentar cargas em portos.

15. Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex): é o setor que gerencia o Siscomex e facilita as operações de comércio exterior no País. Também atua para fomentar as exportações e está relacionado ao órgão da Secretaria de Comércio Exterior. 


📣Quais desses termos você já conhecia? Tem algum outro termo que você gostaria de conhecer? Conte para a gente nos comentários.

Na Link Comercial você conta uma equipe experiente para realizar importação de produtos com segurança, a partir dos processos e etapas determinadas pela legislação.

Sinta-se mais seguro ao importar. Importe com a Link Comercial.
CLIQUE AQUI e solicite uma proposta.

Para conferir as últimas notícias sobre importação no Brasil e no mundo leia o nosso blog e siga as nossas redes sociais.

LinkedIn
Facebook
Instagram

Os comentários estão desativados.